domingo, 28 de fevereiro de 2010

"Chico esperto"...

Oiço por vezes alguém dizer, em jeito de interrogação, “como é que alguém com um perfil daqueles pode ocupar tal cargo?”, referindo-se a alguém com um cargo de responsabilidade ou poder. Alguém que no passado próximo tomou decisões erradas, enganou alguém, corrompeu ou foi corrompido, ou simplesmente teve atitudes menos próprias de alguém digno do respectivo cargo ou função. E que apesar disso se mantêm no cargo ou está novamente num cargo idêntico.
Esta situação repete-se, seja nos cargos públicos, políticos, empresariais, em direcções de associações, de clubes, de comissões, enfim, em tudo quanto é lugar de destaque, de decisão ou de poder.
Interrogo-me eu do porquê deste “fenómeno”… como pode a nossa sociedade sistematicamente nomear, ou até eleger, pessoas com tal perfil para este tipo de função? Porque é que “eles” estão em todo o lado?
Correndo o risco de estar errado, começo entender o porquê, algures no seu percurso, houve um dia em que mais ninguém esteve disposto a avançar, mas “ele” estava lá, e aceitou fazer algo que mais ninguém quis, e foi o primeiro passo, e aqueles que hoje se interrogam, ficaram contentes por alguém o fazer… A situação foi-se repetindo, e quando menos se espera eis que “ele” está lá, no topo, a mandar e decidir…
Sendo assim, o meu entendimento leva-me a tirar conclusões, cada vez que alguém se acomoda, o “Chico esperto” que avança. Cada vez que alguém não está para se incomodar em aceitar alguma tarefa, aí está uma oportunidade de avançar para o “Chico esperto”.
E quando algum tempo mais tarde, este “Chico esperto” chega ao topo, lá se ouvem as vozes, como é possível….???

Pedro Bernardo
28 Fevereiro 2010

Sem comentários: